Vertebroplastia: cirurgia de fraturas causadas pela osteoporose

Vertebroplastia cirurgia

A vertebroplastia é um método cirúrgico minimamente invasivo, e serve para o tratamento de fraturas na coluna vertebral. O procedimento é realizado com a injeção de cimento acrílico (polimetilmetacrilato ou PMMA) dentro da vértebra.

O procedimento cirúrgico de vertebroplastia é indicado para quem sofre de alguma fratura óssea decorrente da compressão. Normalmente, é recomendada para quem tem osteoporose ou neoplastia de coluna, ou para quem sofreu trauma agudo.

Em geral, a vertebroplastia é para pacientes que sofrem de alguma dor grave, que o torna incapaz devido às fraturas, quando o paciente não apresenta melhora com repouso, medicamento ou tratamento fisioterapêutico.

Como é realizada a Vertebroplastia

A realização da cirurgia de vertebroplastia pode ser feita em hospital ou ambulatório. É realizada por um cirurgião-neurorradiologista, um ortopedista com especialização em coluna, ou um neurocirurgião. Todo procedimento é feito usando-se aparelhos de raio-x, que possibilita ver em tempo real o posicionamento da agulha.

No procedimento, o cimento ósseo ortopédico é injetado dentro da vértebra, com o uso da agulha. Para diminuir o risco de infecção, se mistura antibiótico com o cimento e pó de berium ou tantalum. Em questão de minutos o cimento seca e metaliza, deixando o osso mais firme.

Cuidados depois da Cirurgia

Depois da cirurgia de vertebroplastia, são recomendados analgésicos por no máximo dois dias. É importante continuar com o tratamento da doença que causou a fratura. O procedimento de vertebroplastia é muito seguro, mas é bom ter atenção a possíveis complicações.

Possíveis efeitos colaterais após a vertebroplastia

  • Hemorragia
  • Infecção
  • Reações alérgicas a medicamentos
  • Problemas respiratórios e cardíacos
  • Vazamento do cimento ósseo na área cirúrgica

A recuperação do paciente

No mesmo dia do procedimento o paciente pode voltar para casa, sendo recomendado bastante repouso no início. Depois de 24 horas o paciente já pode retomar a algumas atividades normalmente, mas evitando esforços demasiados. Caso sinta alguma dor, consulte seu médico e aplique gelo na região afetada.

Axiste Materiais Cirúrgicos

E para você ter sucesso no procedimento cirúrgico é importante escolher bem os materiais cirúrgico usados. A Axiste é referência na venda de materiais cirúrgicos para a coluna, inclusive para vertebroplastia. E para mais informações, acesse a nossa página, http://www.axiste.com.br/contato/.