O silicone é realmente seguro para o corpo humano?

O silicone é realmente seguro para o corpo humano?

 

Uma das dúvidas mais frequentes dos pacientes que desejam colocar uma prótese de silicone é a questão da segurança. Inserir no corpo qualquer agente externo é sempre um procedimento que exige cuidados redobrados, já que é preciso pensar na forma como ele vai afetar o corpo da pessoa. Graças aos avanços na medicina, o silicone foi evoluindo ao longo dos anos para se tornar cada vez mais seguro.

Antigamente, a cobertura da prótese era propensa a erosão ou desgaste, provocando o vazamento do conteúdo (que era líquido), e, consequentemente, a migração dele pelo sistema linfático. Isso podia causar problemas de saúde que, quando não eram diagnosticados e tratados com antecedência, prejudicavam o bem-estar do paciente. Hoje, a situação é bem diferente.

O silicone gel se tornou a opção preferida entre os cirurgiões plásticos, por causa das vantagens que apresenta em comparação a outros materiais. Estudos têm confirmado que ele é muito mais seguro, e não causa distúrbios do tecido conjuntivo (que se apresentam em alguns casos, quando o silicone não é colocado da forma certa) ou de câncer, como muitas pessoas acreditam.

Como escolher o silicone ideal?

O fator principal que deve ser considerado para determinar a qualidade do silicone é se ele é aprovado por instituições reguladoras, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e se tem o selo de qualidade outorgado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Para saber mais sobre isso, o fornecedor deve ser consultado.

Mas não é só o silicone que influencia no sucesso da cirurgia, é o conjunto de todos os materiais utilizados no procedimento. A cola cirúrgica é um bom exemplo. O material vem sendo mais usado na atualidade para substituir os pontos, por causa dos benefícios que apresenta no período pós-operatório para o paciente.

Na Axiste, empresa especialista em materiais cirúrgicos, profissionais da saúde podem encontrar tudo o que é necessário para fazer procedimentos de diversas áreas como coluna, neuro, geral, crânio maxilo-facial, ortopedia e outros. Conheça mais sobre nossos serviços!