Saiba mais sobre a evolução da cirurgia

Os primeiros registros de práticas cirúrgicas datam de aproximadamente 1.700 A.C., com a citação, no Código de Hamurabi, na Babilônia, sobre procedimentos cirúrgicos e suas implicações em casos de falha ou sucesso. Uma das leis, que tratava das cirurgias realizadas com faca em homens livres, prescrevia, em caso de cura de feridas graves, de olhos ou de abertura de tumores, a recompensa em dez moedas de prata.

Em caso de insucesso, entretanto, a punição era muito mais pesada, e previa-se, em caso de morte ou perda de um olho do paciente, a severa pena de amputação das mãos.

Já na Grécia Antiga, o panorama era menos radical. Hipócrates, patriarca da medicina no Ocidente, elaborou, por volta de 400 A.C., um compêndio de 72 livros e 59 tratados, chamado de “En Cirurgia”, que estabelecia uma série de princípios e práticas a serem observadas pelos médicos, como a compreensão do paciente como um todo, tendo sempre como foco o indivíduo e sua cura.

Na Inglaterra do século XVI, existia a profissão de cirurgião-barbeiro, que foi incorporada pelas escolas médicas no século XVII.

Uso de equipamentos em cirurgias médicas

A descoberta dos Raios-X, em 1895, e o uso da Radioatividade, em 1898, abriu um novo horizonte para a medicina. Um dos maiores nomes de todos os tempos da medicina moderna, Halsted, fundou as bases da cirurgia clínica moderna, implementando a dierese, exerese, hemostasia e síntese, a cirurgia hospitalar com uso de iluminação elétrica e a criação do primeiro programa de residência médica.

A cirurgia moderna no Brasil

Os avanços nas técnicas cirúrgicas permitem, hoje, que boa parte dos procedimentos seja minimamente invasivo e indolor. Cirurgias complexas, como as de retirada de tumores, hoje contam até com uso de nitrogênio líquido, como forma de regenerar tecidos ósseos, evitando rejeições.

Cirurgias que realizam cortes ósseos, como por exemplo, de pé e de mão, já contam com modernos equipamentos, como o Osteomax, indicado para cortes ósseos e procedimentos ortopédicos e o Triplet, que fornece conjunto completo para cirurgias artroscópicas, incluindo uso de imagens .

Estes e outros equipamentos compõem a linha de produtos da Axiste Axiste, empresa fornecedora de materiais cirúrgicos . Entre em contato e conheça nossos produtos!