Saiba mais sobre a rastreabilidade de instrumental cirúrgico

Rastreamento material

A ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – estabelece, na sua RDC/ANVISA n. 02/10, entre outros procedimentos relacionados, que os estabelecimentos de saúde devem fazer uso da rastreabilidade em todo material utilizado em cirurgias. Você sabe o que significa o rastreamento de instrumental cirúrgico?

Esta é uma prática que permite que se monitorem os instrumentos utilizados em cirurgia, desde sua compra, seguindo seu uso até que sejam descartados. Com o registro de informações sobre o equipamento ou instrumento, é possível saber seu histórico de utilização e localização.

Assim, garante-se o controle das etapas de todo o processo, minimizando riscos e aumentando a segurança e a confiança em relação aos pacientes.

As medidas visam também reduzir os riscos de instrumentos serem acidentalmente abandonados no corpo dos pacientes submetidos aos procedimentos.

A Organização Mundial de Saúde – OMS – estima que uma em cada 25 pessoas que passam por cirurgia no mundo, sofre com algum tipo de complicação decorrente de intervenção cirúrgica.

A atuação de órgãos de controle como a ANVISA é necessária, para reforçar a segurança nos procedimentos, ao mesmo tempo em que realizam o controle de rotina, por meio de inspeções in loco.

Importância do rastreamento para cirurgiões e pacientes

Equipes médicas precisam ter máximo controle sobre tudo que envolve a prática cirúrgica. Equipamentos e instrumentos devem ser corretamente registrados, garantindo a segurança antes, durante e depois dos procedimentos.

Pacientes também ganham com a rastreabilidade, já que, com a catalogação eletrônica, fica muito mais prática a detecção de eventuais maus usos de instrumentos cirúrgicos, o que funciona preventivamente no sentido de evitar complicações e infecções.

Serviço de rastreabilidade Axiste

Totalmente adequado à legislação e normas da ANVISA, o serviço de rastreabilidade fornecido pela Axiste Materiais Cirúrgicos é de última geração.

As informações são transmitidas por cartões de identificação de produtos e procedimentos por meio de serviço exclusivo. Acesse http://www.axiste.com.br/servicos e saiba mais!