Saiba como evitar dores na coluna

Homem e mulher fazendo exercídios em uma academia - Axiste

Homem e mulher fazendo exercídios em uma academia - Axiste

De acordo com um estudo divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial já teve, tem ou desenvolverá dores nas costas. Isso se deve, principalmente, ao estilo de vida atual, corrido e sedentário.

O descuido com a postura e hábitos sedentários podem causar consequências graves para a saúde da sua coluna. Algumas pequenas mudanças no dia-a-dia podem transformar a sua postura e trazer bem-estar para a sua vida.

Dicas para evitar dores na coluna


Alongamento

O alongamento deve ser praticado diariamente, e sempre que sentir algum desconforto muscular. Pessoas que ficam muitas horas na mesma posição também devem dedicar alguns minutos para se alongar. Respeite o seu corpo e os seus limites. A prática correta proporciona bem-estar e alívio nas dores.


Pessoas fazendo atividade física em academia - Axiste


Pratique atividades físicas

Manter-se ativo e praticar uma atividade física faz muito bem para a saúde da coluna. Exercícios fortalecem a musculatura, e podem tanto ajudar a prevenir futuras doenças quanto aliviar dores. A prática regular de exercício proporciona também uma maior consciência corporal, o que ajuda a manter a coluna na posição correta. Procure ter o acompanhamento de um profissional da área para ter certeza que o exercício é adequado.


Homem e mulher fazendo exercídios em uma academia - Axiste


Tenha cuidado com o excesso de peso

O excesso de peso pode causar dores nas costas. Isso acontece uma vez que o sobrepeso sobrecarrega a coluna. Além disso, a obesidade altera o centro de gravidade do corpo, desequilibra a coluna, causa incômodo e dores.

Bolsas, mochilas e sacolas muito pesadas também devem ser evitadas. O ideal é que o peso seja dividido igualmente entre os dois ombros e braços. Ao carregar algum objeto muito pesado, preste atenção à sua postura: não tente levantá-lo bruscamente, e evite apoiá-lo no chão ou acima da cabeça.


Ilustração mostrando danos a estrutura óssea devido a uso incorreto de mochila - Axiste


Use colchões e travesseiros de qualidade

Vale investir em colchões e travesseiros de qualidade e adequados às suas necessidades. Especialistas recomendam que o colchão seja firme, e não mole ou muito duro. O travesseiro, por outro lado, não deve deixar a cabeça caída nem ser alto demais.



Cuidado com o uso de salto alto

Para as mulheres, o uso frequente de sapatos de salto alto é prejudicial à saúde da sua coluna. Um dos motivos é que o salto altera o equilíbrio natural da pessoa, e também descola o centro de gravidade do corpo, projetando-o mais para frente, o que sobrecarrega a lombar. Pode também causar encurtamento dos músculos da panturrilha. Por outro lado, sapatos rasteiros também não são aconselhados para longas caminhadas. O ideal é que se use um salto médio, que ajude no amortecimento, mas não cause desequilíbrio.


Foto de mulher com dores pelo uso de salto alto - Axiste



Cuide sempre da saúde da sua coluna. Faça um acompanhamento periódico com seu médico. Em caso de dores na coluna, procure um especialista.