Pesquisa revela por que os idosos dormem menos que os jovens

Foto de uma mulher idosa dormindo

As preocupações diárias e a rotina nos centros urbanos podem causar insônia. A falta de sono pode ocorrer também por alterações de medicamentos e até mesmo por alimentos ingeridos. Um estudo realizado pelo Deaconess Medical Center do centro médico Beth Israel e da Universidade de Toronto constatou que há uma razão para que os idosos durmam menos horas de sono do que um jovem.


Foto de uma mulher idosa dormindo

Por que os idosos dormem menos?

Isso acontece porque alguns neurônios associados ao sono podem morrer conforme a pessoa for envelhecendo. De acordo com o líder do estudo do departamento de neurologia do Deaconess Medical Center, sem parte dessas células, fica cada vez mais difícil dormir. A pesquisa revela ainda que as pessoas de 70 anos costumam dormir uma hora e meia menos do que dormiam quando tinham 20 anos.

A conclusão do estudo foi feita quando foi constatado em cobaias a “insônia profunda” levada pela falta de neurônios do sono. Ao desenvolver o mesmo processo com humanos, o líder da pesquisa, Clifford Saper, selecionou 45 cérebros para examinar e comparou com os resultados obtidos a partir dos ratos.

Outras descobertas

Uma descoberta curiosa deste processo foi que as pessoas que mais sofreram com a falta de sono foram ainda mais constantes no grupo que sofreu de Alzheimer. Normalmente, a internação de quem sofre deste tipo de doença está ligada a um sono intranquilo.

Esse é um dos fatores que fazem os idosos se sentirem cansados durante o dia. Estudos estão sendo feitos para a criação de um medicamento que ataque esses neurônios e o reproduzam sem causar mudanças em outras funções.

De acordo com Saper, será uma grande vitória se o Medical Center conseguir desenvolver remédios que ajudem pacientes de Alzheimer a dormir durante toda a noite, sem riscos de cair, evitando assim, que essas pessoas sejam levadas para casas de repouso.

Qual o tempo necessário de sono diário?

O sono interfere em nossa produtividade e capacidade mental. Convenciona-se que um adulto saudável precisa decerca de oito horas de sono diárias .

Continue acompanhando nosso blog e mantenha-se informado. Nós, da Axiste, empresa de materiais cirúrgicos, estaremos sempre dispostos a cuidar da sua saúde. Conte sempre conosco!