O papel do instrumentador cirúrgico

Instrumentador cirúrgico

O momento de uma intervenção cirúrgica é cercado de cuidados e procedimentos para dar ao paciente todo o conforto e a segurança para garantir resultados satisfatórios. Afinal, todo procedimento tem a função de reparação, mesmo que seja uma cirurgia estética. Dentro da sala de cirurgia, estarão os profissionais aptos ao desenvolvimento de todas as funções. Além dos médicos, o instrumentador cirúrgico tem papel fundamental nos procedimentos.
É dele a função de passar ao médico todos os materiais cirúrgicos pedidos e na rapidez necessária para o sucesso da operação. A função no Brasil é de nível médio e abrange tudo que diz respeito aos instrumentos que serão usados na cirurgia, desde a colocação em ordem de uso até a esterilização correta dos materiais após o uso.

Precisão e calma são fundamentais

 

Além da organização operacional e da necessidade de uma qualificação cada vez mais completa, vide o crescimento de equipamentos cada vez mais complexos dentro da sala de cirurgia, há uma enorme necessidade de ser preciso nas aplicações. Além disso, a capacidade de manter a calma durante as diversas situações que a sala de cirurgia impõem, são diferenciais para os profissionais que atuam na área.
A complexidade da atuação exige conhecimentos em diversas áreas como as áreas de:

  • Anatomia humana
  • Assepsia, que é a limpeza e esterilização
  • Biossegurança
  • Células e tecidos do corpo humano
  • Fisiologia humana
  • Compreensão da importância da higiene para os procedimentos e sua aplicação
  • Microbiologia

Outro conhecimento fundamental é o que tange à Ética Profissional, que na área médica é fundamental e precisa ser um elemento sempre observado no trato de todos que trabalham dentro das salas de cirurgia.

Materiais cirúrgicos mais complexos exigem profissionais capacitados

A Axiste, empresa de materiais cirúrgicos no Rio de Janeiro, é uma empresa que valoriza todos os profissionais da área médica e pelo conhecimento no seu campo de atuação, sabe que a profissão ano a ano necessita de profissionais que se empenham para conhecer as aplicabilidades de todos os equipamentos desenvolvidos para o bem-estar humano. Capacitação é a chave do sucesso e os materiais cirúrgicos são o segredo de um procedimento de segurança!