O fortalecimento dos ossos

Três mulheres idosas se alongando e sorrindo sentadas na grama | O fortalecimento dos ossos com exercícios físicos

A prática de exercícios físicos beneficia a todos, não importa a idade. Fazer disso uma rotina desde a juventude é imprescindível para se ter uma vida saudável, evitando problemas musculares e até ósseos. Você sabe como conciliar as atividades físicas com a correria do dia a dia? Neste texto, aprenda mais sobre o assunto e descubra como a prática de exercícios físicos influencia no fortalecimento dos ossos.

O exercício físico nas diferentes fases da vida

Na infância e adolescência, a prática de exercícios pode ajudar a desenvolver e fortalecer os ossos, durante a vida adulta isso ajuda a manter a força dos ossos, e em idosos há um retardo no desgaste ósseo que é natural com o decorrer dos anos.

Com o fortalecimento dos ossos, a chance de fraturas mais graves diminui, pois o hábito de se exercitar faz o corpo produzir hormônios que fortalecem o sistema nervoso, a pele, ajuda a melhorar o reflexo e a ter mais disposição para adotar a vida saudável.

Dores na coluna e osteoporose

Para pessoas que sofrem de problemas na coluna, a dúvida é grande: Podem ou não praticar exercícios? E a resposta é simples. Com o acompanhamento correto, sim. De acordo com o que já foi dito, a prática aumenta a flexibilidade e resistência e isso ajuda a diminuir o risco de lesões e até a dor.

Quem sofre de osteoporose lida com o mesmo problema e também pode aderir à prática com acompanhamento profissional. O sedentarismo faz aumentar a intensidade das dores e ajuda a aumentar a fraqueza óssea com maior rapidez.

Além de tudo, o sedentarismo faz diminuir a elasticidade e flexibilidade muscular, restringindo a mobilidade lombar. A fraqueza muscular aumenta a carga sobre a coluna, podendo levar ao deslocamento do quadril. E o sedentarismo aumenta a probabilidade de adquirir a obesidade, que também é um fator de risco para quem possui problemas ósseos e na coluna.

Dicas para ajudar no fortalecimento dos ossos

Como vimos, praticar exercícios é essencial, mas algumas outras dicas também podem melhorar o funcionamento do seu corpo, confira:

  • Alongamento: deve ser praticado diariamente e sempre que o desconforto muscular persistir. Ajuda a melhorar a circulação e a evitar lesões.
  • Usar colchões, travesseiros e cadeiras de qualidade: ficar à vontade em casa e no trabalho é muito importante para evitar dores e lesões, portanto é necessário se atentar à qualidade do material de colchões, travesseiros e cadeiras.
  • Cuidado com o excesso de peso: carregar bolsas, mochilas e objetos muito pesados pode ser perigoso, causar lesões ou desencadear dores agudas na coluna e no restante do corpo. Policie-se quanto a isso.
  • Preocupar-se com a qualidade de vida é o mais importante a ser feito quanto à sua saúde. Evitar males maiores com pequenas atitudes precisa ser um hábito. A Axiste, empresa de materiais cirúrgicos no Rio de Janeiro, preza pela sua saúde. Confira nossos serviços!