Entenda o que é neuronavegação

As cirurgias cerebrais ou na coluna vertebral são conhecidas por sua complexidade e considerável grau de risco, dependendo das condições em que o paciente é operado.

A neurocirurgia, um dos campos mais avançados da medicina em termos de tecnologia, vem utilizando há algum tempo, com incontestável sucesso, um recurso que se mostra imprescindível, a neuronavegação.

Embora seu uso tenha se intensificado há cerca de 7 anos, a neurocirurgia assistida por dispositivos de neuronavegação ainda é vista como uma inovação nos procedimentos realizados no Brasil. São muitos os casos clínicos noticiados em que o paciente passou, por exemplo, por uma retirada de tumor do cérebro em 30 minutos, recebendo alta no dia seguinte.

Este cenário, antes da massificação da cirurgia neuronavegada, era praticamente impensável. As cirurgias demoravam horas, e a recuperação dos pacientes, quando não era demorada, em alguns casos poderia até deixar sequelas, algumas graves.

Como são realizadas as cirurgias neuronavegadas

Indicados para diversos tipos de procedimentos, os equipamentos para neuronavegação, geralmente, são mais utilizados em cirurgias para remover tumores cerebrais. Podem ser empregados, também, em operações em urologia, ortopedia e otorrinolaringologia.

Com a neuronavegação, o monitoramento da trajetória do aparato cirúrgico é constante e preciso. Numa tela, o neuronavegador exibe com detalhes a lesão a ser removida e faz o mapeamento de nervos, artérias e demais partes sensíveis que não devem ser afetadas.

Em alguns casos, é necessária a realização de tomografia ou ressonância, para que o mapeamento feito pelo neuronavegador seja possível. Mas já existem dispositivos que dispensam esses exames, em que o escaneamento do cérebro é feito ao vivo, por meio de sensores a laser implantados diretamente na cabeça do paciente.

Axiste equipamentos cirúrgicos

A Axiste fornece uma variedade de Equipamentos para Neurocirurgia, com ampla garantia e logística própria de distribuição. Conheça nossos produtos, solicite informações em http://www.axiste.com.br/contato