27 de novembro – Dia Nacional de Combate ao Câncer

Laços coloridos | 27 de novembro – Dia Nacional de Combate ao Câncer

O Dia Nacional de Combate ao Câncer é comemorado no dia 27 de novembro e esta data foi criada para conscientizar e ampliar o conhecimento acerca dessa doença tão difícil. Por ser uma doença severa, os cuidados devem ser muitos e, principalmente, começam na prevenção.

Muitos hábitos devem ser tomados já durante a juventude para que as chances de câncer sejam mínimas, e também para garantir que sua saúde e qualidade de vida sejam sempre preservadas. Alguns fatores de risco têm de ser levados em conta, como a genética, obesidade, tabagismo, alcoolismo e outros hábitos maléficos para a saúde e, para essas pessoas, o cuidado deve ser ainda maior.

Manutenção da saúde no combate ao câncer

Como dito anteriormente, a prevenção é importantíssima, e essa máxima vale para qualquer outra doença, pois até em pacientes que se cuidaram a vida toda ocorre a fatalidade de a doença aparecer, mas o corpo delas certamente estará mais preparado para suportar e lutar durante o tratamento.

Conheça mais formas de se prevenir contra o câncer:

Tenha uma alimentação mais saudável

Prefira uma alimentação mais saudável, rica em frutas, verduras, legumes e dê preferência ao leite e seus derivados desnatados. O consumo diário deve incluir pelo menos cinco porções de frutas e legumes, além de evitar alimentos embutidos e gordurosos, carne vermelha e frituras.

Inclua atividades físicas à sua rotina

É indicada a prática diária de, no mínimo, 30 minutos de exercícios físicos, e isso não significa só musculação. É possível adaptar sua rotina aos exercícios, trocando o elevador pelas escadas, o carro pela bicicleta, ou até mesmo aproveitar a arrumação da casa para alongar o corpo.

Aproveite o sol com moderação

Evite o sol nos horários mais quentes, entre 10h e 16h. Use filtro solar e se proteja com chapéu e barraca. Caso a exposição seja inevitável, beba bastante água e use roupas que protejam a pele do sol.

Realize exames preventivos

É importante realizar exames de rotina e os exames preventivos. Homens devem se atentar ao preventivo de próstata, enquanto as mulheres devem realizar anualmente o papanicolau e a mamografia.

Equipamentos cirúrgicos são aliados no combate ao câncer

Após a descoberta do câncer, o tratamento deve ser de qualidade, tentando proporcionar o máximo de conforto ao paciente. A Axiste, empresa de materiais cirúrgicos no Rio de Janeiro, está na luta do combate ao câncer, e conta com equipamentos cirúrgicos de qualidade para inúmeros tipos de tratamentos. Confira!