Dia Mundial do Enfermeiro

Dia do enfermeiro

Em 12 de maio comemora-se o Dia Mundial do Enfermeiro, data escolhida em referência à data de nascimento Florence Nightingale em 1820, considerada um marco da enfermagem moderna no mundo.

Aqui no Brasil se comemora, além do dia do enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, a Semana da Enfermagem. A instituição da data se deu ainda na década de 1940 e homenageia, além de Florence Nightingale, Anna Nery, enfermeira brasileira que foi a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

A origem da enfermagem

 

A profissão de enfermagem data do Velho Testamento, quando algumas pessoas eram reconhecidas como aquelas que protegiam e cuidavam de doentes, especialmente idosos e deficientes.

Durante muitos séculos, a enfermagem estava associado ao trabalho feminino, mas isso mudou com o passar dos anos. O trabalho evoluiu e passou a ter sua prática reconhecida já em meados do século XVI, quando a enfermagem começou a ser vista como uma atividade institucionalizada profissionalmente.

No século XIX, na Inglaterra, a profissão passa a ser vista como a enfermagem moderna. A partir daí, catalogou-se definições e padrões para a profissão, e uma das definições da enfermagem foi dada pela ANA (American Nurses Association), que diz:

“Uma ciência e uma arte, levando em consideração que o objetivo principal do trabalho é o de cuidar dos problemas reais de saúde, por meio de ações interdependentes com suporte técnico–científico, bem como reconhecer o papel significativo do enfermeiro de educar para saúde, ter habilidades em prever doenças e o cuidado individual e único do paciente”.

A enfermagem atualmente

A enfermagem é uma área responsável pela assistência e pelo cuidado com o ser humano em hospitais ou clínicas, sendo possível ainda trabalhar de forma autônoma.

Para se tornar um profissional da enfermagem, é preciso possui nível superior correspondente. E além do cuidado com a saúde, ele pode trabalhar na área da educação, preparando futuros profissionais de nível médio e superior.

Só no Brasil existem mais de 100 mil enfermeiros, além de técnicos e auxiliares de enfermagem, que somados chegam a 900 mil profisisonais em todo país.

E nessa respeitável data, nós da Axiste empresa de material cirúrgico no Rio de Janeiro, gostaríamos de parabenizar esse importante profissional da área da saúde por sua contribuição com o bem estar de todos os pacientes.

Material cirúrgico no Rio de Janeiro

A Axiste é uma empresa de instrumentos cirúrgicos no Rio de Janeiro, que disponibiliza materiais para procedimentos em cirurgias de diversas especialidades. Para saber mais sobre nossos produtos, acesse http://www.axiste.com.br/servicos/