Conheça as principais doenças da coluna vertebral

A coluna vertebral exerce funções fundamentais para o corpo humano, como dar sustentação para costelas, pélvis e músculos dorsais, além de ser suporte para todo o peso corporal. Medula e nervos da espinha são protegidos pela coluna, que também funciona como um eixo flexível, movimentando o tronco num ângulo de 360º.

Segunda maior causa de aposentadorias por invalidez no Brasil, os problemas de coluna – no caso, principalmente, os da região lombar – são, por consequência, os maiores responsáveis por afastamentos médicos no trabalho. De acordo com o Ministério da Saúde, são aproximadamente 160 mil licenças por ano, no Brasil, apenas por patologias da coluna vertebral.

O número elevado se justifica porque tanto trabalhadores que atuam carregando peso quanto os que trabalham estáticos, seja de pé ou sentados, estão sujeitos a problemas de coluna, principalmente pela má postura. Saiba quais são os problemas mais comuns e algumas maneiras de tratar deles. Para prevenção, os médicos recomendam exercícios físicos, alimentação equilibrada e que se evite fumo. Consulte sempre um especialista em caso de dor recorrente.

Hérnia de Disco

A Hérnia de Disco é um extravazamento de parte do disco intervertebral, responsável por amortecer o impacto dos movimentos entre as vértebras. Com o desgaste sofrido, os discos rompem-se, podendo projetar-se para fora da região vertebral. Embora 15% dos adultos em todo o mundo sofram do problema, apenas de 1% a 5% das dores na coluna são causadas por hérnia.

Pode desaparecer com tratamento clínico e, se for necessária cirurgia, geralmente indicada quando há compressão de nervos, que causam dores reflexivas nas pernas, são empregados parafusos de titânio e hastes . Há grande variedade de problemas de hérnia , por isso, é imprescindível o acompanhamento de um ortopedista.

Dor nas Costas

Embora qualquer dor na coluna possa ser entendida como dor nas costas, o problema se caracteriza apenas quando atinge a região central da coluna vertebral. As dores podem ser agudas, podendo durar até 60 dias, ou crônicas, que perduram por toda a vida. Feito o diagnóstico, o tratamento pode variar, dependendo da sua natureza, podendo ser ergonômico, muscular ou de má postura. Geralmente indica-se programa de fisioterapia com o objetivo de fortalecer toda a estrutura músculo-esquelética.

Lombalgia

Confundida com dor nas costas, a lombalgia caracteriza-se por dores na região lombar, e só perde para a dor de cabeça em ocorrências em todo o mundo. Estima-se que mais da metade dos adultos, ao longo da vida, sofrerão de lombalgia, cujas causas variam entre fatores genéticos, sobrepeso e má postura. Para seu tratamento são indicados desde a administração de medicamentos até sessões de fisioterapia.

Problemas na coluna são muito diversos, assim como suas causas e tratamentos, que serão abordados num próximo post. A Axiste disponibiliza linha completa de equipamentos médicos para cirurgia da coluna, e conta com ampla logística de distribuição.Consulte-nos!