Conheça 5 curiosidades sobre ortopedia

Especialidade médica comparável à arte da escultura, a ortopedia tem como objetivo, entre outros, promover a completa funcionalidade do sistema músculo-esquelético. A medicina tem evoluído incessantemente, e nessa trajetória, alguns fatos curiosos são dignos de nota:

Método de Ilizarov

Aparelho de Ilizarov

No contexto da Segunda Guerra Mundial, um jovem médico russo chamado Gavril Abramovitch Ilizarov tinha acabado de se formar onde hoje é o Cazaquistão. O ano era 1943 e a quantidade de soldados mutilados, fraturados e com graves lesões assustava o jovem médico de apenas 23 anos, que resolveu encontrar uma forma de ajudar.

Após extensa revisão da literatura médica então conhecida, Ilizarov desenvolveu um tratamento que até hoje é utilizado em lesões ósseas severas. Consiste num aparato que fixa as lesões externamente, formando um conjunto que algumas pessoas chamam de “gaiola”. Veja na imagem acima.

 

Chineses querem ficar maiores

Se por aqui há quem recorra ao método Ilizarov para diminuir a altura, na China, e em outras partes do mundo acontece exatamente o contrário. Com a finalidade de ganhar estatura, homens e mulheres se submetem à técnica russa, desenvolvida originalmente para tratamento de lesões.

Uma alternativa ao método de Ilizarov é o pino intramedular, que causa menos dor e possibilita recuperação mais rápida.

Dedo do pé substitui polegar

Geoff McLaren perdeu o polegar esquerdo num acidente de tralho em 2010, em Sidney, Austrália. Após 11 horas na mesa de cirurgia, a equipe de cirurgiões retirou o dedão do pé, reimplantando-o na mão do paciente.

Para Geoff, o único problema, com a retirada do dedão será “andar de chinelos, algo que gosto muito”.

Esta foi a única cirurgia do tipo no Hospital de Sidney num período de dez anos, e exige médicos altamente capacitados e especializados.

Molde em 3D substitui gesso

Um estudante da Victoria University of Wellington, na Nova Zelândia, chamado Jake Evill, desenvolveu um substituto aos pesados e incômodos suportes de gesso, utilizados para recuperação de ossos fraturados ou quebrados. Trata-se do Cortex, feito em plástico, com a superfície vazada, como uma rede. Um aparato semelhante promete cura ainda mais rápida e confortável, e chama-se Osteoid. O aparelho emite pulsos de ultra-som que podem acelerar a cura de lesões leves em até 80%. O projeto é de autoria do pesquisador turco Deniz Karasahin.

Mulher sem pernas dança na TV

Amy Purdy teve meningite quando tinha 19 anos de idade, doença que quase lhe foi fatal e que teve como consequência o amputamento de suas duas pernas.

Entretanto, parece que a perda dos membros inferiores não a fez desistir de uma vida ativa e cheia de realizações. Amy começou a praticar snowboard , participou de um clipe da cantora Madonna e de um reality show em que dava a volta ao mundo.

Para provar a si mesma e ao público que sua vida é de fato normal, Amy resolveu mostrar toda a destreza que adquiriu com suas pernas mecânicas, numa performance de tirar o fôlego num programa de TV dos Estados Unidos. Confira no vídeo:

Axiste materiais cirúrgicos

São histórias como essas que nos inspiram a continuar oferecendo os melhores equipamentos para cirurgia ortopédica, sempre pautados na ética profissional e no respeito ao paciente. Consulte-nos e conheça nossos produtos!