Como evitar problemas de postura

Como evitar problemas de postura

Como evitar problemas de postura

Quem tem ou já teve problemas de coluna sabe como é difícil lidar com o incômodo e a dor causada por ela. A dor é causada por constantes disfunções na coluna, e embora várias pessoas tenham se acostumado com isso, a dor é uma resposta do seu corpo indicando que há algo errado. No entanto, tudo isso pode ser evitado, se dermos a devida atenção e cuidado.

Dicas para prevenir problemas na coluna

Cuidar-se não é necessário apenas quando os sinais negativos aparecem. O segredo de uma boa saúde é prevenir-se. Confira nossas dicas:

  • Mantenha sempre uma postura correta;
  • Evite carregar muito peso. Caso seja necessário, distribua-o entre os membros;
  • A alimentação também é um item fundamental. Procure manter o seu peso dentro dos limites adequados, pois o excesso pode acarretar a sobrecarga na coluna vertebral;
  • Cuidado com pancadas, quedas ou movimentos bruscos. Você pode fraturar os ossos ou sofrer deslocamentos nas articulações;
  • Pratique exercícios físicos regularmente com a orientação de especialistas.

Tipos de problemas de postura

Lordose: É um problema classificado a partir do aumento anormal da curva lomba. Caracteristicamente, a dor nas costas em pessoas com aumento da lordose lombar ocorre durante as atividades que envolvem a extensão da coluna lombar, tal como o ficar em pé por muito tempo (que tende a acentuar a lordose).

Cifose: Traz o aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral. Geralmente o que causa esse tipo de problema é a má postura e o condicionamento físico insuficiente.

Escoliose: É a curvatura lateral da coluna vertebral. A progressão da curvatura na escoliose depende, em grande parte, da idade que ela inicia e da magnitude do ângulo da curvatura durante o período de crescimento na adolescência, período este onde a progressão do aumento da curvatura ocorre numa velocidade maior.

Sinais que simulam disfunções vertebrais

Agora que você já conhece os problemas mais frequentes na coluna vertebral, separamos alguns itens que o farão perceber se há algum risco na lombar. Cada caso específico possui sinais que irão indicá-lo a procurar um especialista. Portanto, fique atento nos itens abaixo:

  • Dores na parte inferior das costas que se prolongam até a perna;
  • Dor na perna elevada ao levantar o joelho até a barriga;
  • Dor forte após queda recente;
  • Vício de postura;
  • Dores frequentes durante a noite;
  • Dores significativas nas costas por mais de três semanas;
  • Pernas adormecidas ou enfraquecidas ao caminhar;
  • Dores de cabeça em aperto na região da nuca que desce até os ombros.

O auxílio de um fisioterapeuta

O fisioterapeuta irá utilizar técnicas para o tratamento e também para a prevenção de doenças e lesões. Ele previne, diagnostica e trata a má formação genética ou vício de postura. Para isso, são realizadas massagens com a finalidade de restaurar e desenvolver a capacidade física e funcional do paciente. Aparelhos especiais também são utilizados, dependendo do diagnóstico do profissional.

Nossa empresa de materiais cirúrgicos, Axiste, estará sempre disposta para lhe fornecer dicas para a saúde. Entre no time de saudáveis!