Cirurgia do Nariz e septo nasal: saiba mais

Cirurgia nasal

A cirurgia do nariz pode ser indicada para uma diversidade de casos. A mais comum é a corretiva de desvio no septo nasal. O septo nasal é um divisor que separa as narinas esquerda e direita, e é composto por uma parte óssea e outra cartilagionosa.

O septo nasal pode apresentar-se com desvios, o que causa obstrução das narinas e dificuldade de respirar. O problema pode ter origem congênita, ou ser causado por fraturas e lesões.

Outra parte das narinas que podem apresentar anomalias são os cornetos, responsáveis por umidificar e aquecer o ar que chega aos pulmões. Localizam-se dentro do nariz, e em cada lado existem três.

O aumento anormal dos cornetos podem causar obstrução na respiração, e é classificada em leve, moderada e grave. No tratamento, podem ser prescritos medicamentos ou, em casos mais graves, cirurgia de retirada parcial ou ressecção.

Outros problemas comuns no nariz que podem levar à cirurgia

  • Adenoide
  • Rinite
  • Inflamações alérgicas

As cirurgias corretivas do septo nasal geralmente são bem simples, e o paciente tem alta no mesmo dia em que opera. Os procedimentos duram cerca de duas horas, e normalmente são acompanhados de anestesia geral.

Desvios de septo e outras anormalidades no nariz forçam à respiração bucal. Isto é prejudicial ao pleno desenvolvimento das porções médias do rosto, o que pode causar problemas dentários, como má formação da arcada superior. O paciente pode apresentar problemas de apneia do sono ou roncos, caso a obstrução ou desvio do septo seja muito acentuado.

Equipamentos cirúrgicos para cirurgia do nariz

A Axiste Materiais Cirúrgicos disponibiliza linha completa de equipamentos para cirurgia nasal, entre eles o moderno laser cirúrgico Thera Lase Surgery e o Endoscópio Flexível com canal de trabalho. Conheça nossos produtos e conte com a última palavra em equipamentos cirúrgicos!