Os benefícios da cola cirúrgica

Os benefícios da cola cirúrgica

 

No mundo da medicina, avanços que mudam por completo algum procedimento são raros. Por isso, quando surge uma nova tecnologia, é comum que os médicos fiquem com receio de utilizá-la antes de estudar seus efeitos no corpo humano. As técnicas de sutura com fios, especialmente, sofreram poucas mudanças ao longo do tempo. Mas hoje existe uma alternativa, a cola cirúrgica.

O material já se consolidou nos Estados Unidos e na Europa como uma variação dos pontos cirúrgicos, pois funciona bem e oferece grandes vantagens em comparação à técnica tradicional. A cola cirúrgica chegou no Brasil há alguns anos e conquistou os cirurgiões por causa da sua eficácia, comprovada por estudos científicos. É uma opção mais segura e torna mais fácil fechar uma incisão na mesa de operação.

Cola cirúrgica versus pontos cirúrgicos

Uma das maiores preocupações que surgem durante o pós-operatório é a possibilidade de ter uma infecção na região. A chance disso acontecer é maior quando utiliza-se o fio de sutura, porque o organismo o identifica como um corpo estranho e pode provocar uma reação. Com a cola cirúrgica, essa preocupação é reduzida significativamente. Ela possui propriedades hemostáticas, e cria uma barreira de proteção contra infecções.

A cola é feita de materiais resistentes e altamente adesivos. Assim que ela entra em contato com o tecido, solidifica e começa a atuar, adaptando-se à forma da superfície na qual foi colocada e selando a pele. Em apenas um minuto e meio, ela consegue completar a reação e permite o use de gazes, compressas ou demais procedimentos pós-operatórios sem danificar o material sólido.

Outro ponto que diferencia a cola cirúrgica da sutura é o tempo de aplicação e cicatrização. Dependendo do tipo de cirurgia, o tempo investido na realização dos pontos pode ser demorado, o que não acontece com o novo método, visto que a aplicação da cola é rápida e eficiente. O período de cicatrização também é reduzido em até 50%, eliminando ainda a necessidade do paciente fazer outra visita ao médico apenas para retirar os pontos, já que a cola cai sozinha.

Escolha uma cola de qualidade

A Axiste trabalha apenas com materiais cirúrgicos de alta qualidade e certificados pela Anvisa. A cola cirúrgica Glubran 2 pode ser usada como selante em diversos procedimentos, e já vem pronta para uso. Entre em contato conosco e saiba mais sobre seus benefícios.